A popularidade do Messenger do Facebook está em queda no Brasil, ao menos é o que mostra uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box – entidade que realiza pesquisas sobre hábitos no consumo de conteúdos e de serviços móveis – referente ao mês de janeiro e divulgada em março. O levantamento revelou que, pela primeira vez, 82% das pessoas entrevistadas afirmaram que acessam o Instagram diariamente para ler ou enviar mensagens, enquanto este número fica em 62% para aqueles que usam a rede de Zuckerberg para a mesma atividade.
O Messenger está instalado em 69% dos smartphones, enquanto o Instagram se faz presente em 65% dos mobiles. Apesar disso, o primeiro aplicativo tem 10% de chances de ser desinstalado.
O estudo, que foi realizado com 2.053 brasileiros, evidencia o perfil de usuários da rede de compartilhamento de fotos e vídeos: 69% são mulheres, na faixa entre os 16 e 29 anos.
E na liderança como aplicativo de comunicação preferido do país aparece o WhatsApp – que assim como o Instagram e o Messenger também pertence ao grande conglomerado de mídia de Mark Zuckerberg – com instalado em 97% dos celulares do Brasil.