As revelações feitas pelo New York Times nesta semana azedaram as relações do Facebook com o mercado de anunciantes, responsável pela invejável saúde financeira da companhia.
Nomes importantes do setor fizeram críticas à rede social, depois de saber como Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg "priorizaram o crescimento da empresa enquanto ignoravam ou escondiam" problemas relativos à segurança dos dados dos usuários e ao seu uso para influenciar resultados eleitorais.
Rishad Tobaccowala, diretor da Publicis Groupe, uma das maiores empresas de publicidade do mundo, afirmou que as revelações do jornal podem se tornar "a gota d´água" na relação com a companhia do Vale do Silício.
— Agora sabemos que o Facebook fará o que for preciso para ganhar dinheiro. Eles não têm absolutamente nenhuma moral. Dizem uma coisa e fazem outra completamente diferente. Isso é péssimo para profissionais do marketing — declarou.
A agência R/GA postou um link para a reportagem desta semana e comentou que "é hora de admitir que estávamos todos errados sobre o Facebook", porque, "na verdade, ele é pior".
De acordo com o New York Times, os publicitários já tinham uma relação complicada com o site, decorrente em parte do desconforto por verem seus anúncios aparecerem ao lado de postagens com mentiras ou discurso de ódio. Apesar disso, confiavam que a empresa estava tentando corrigir suas fragilidades. Essa tolerância sofreu um forte abalo nesta semana.
— Os profissionais de marketing precisarão decidir a partir de que ponto isto (as revelações da reportagem) será um fardo para eles — disse Marla Kaplowitz, presidente-executiva da empresa 4A.
Rob Norman, consultor sênior do GroupM, braço da gigante dos anúncios WPP, defende que o Facebook deveria instituir um ombudsman:
— A empresa dever ser obrigada a relatar os riscos sociais que oferece, e não apenas os riscos financeiros para o negócio.
Carolyn Everson, vice-presidente de soluções de marketing global do Facebook, manifestou-se por e-mail, reconhecendo que a companhia cometeu erros, mas acrescentando ser falso sugerir que não há preocupação em identificar e resolver os problemas com agilidade. "Continuaremos focados em fazer o melhor trabalho para nossos parceiros, melhorando a segurança e a proteção em nossas plataformas ", assegurou.