Após o anúncio de três novos aparelhos, a Apple acaba de decretar a "morte" de alguns dos mais antigos da companhia. Entre eles, está o iPhone SE, queridinho pelos consumidores por ter um valor mais em conta e por ser um dos últimos modelos pequenos no mercado. O iPhone X, lançado no ano passado, também não está na nova seleção de produtos. As informações são do portal Uol.
No site oficial, entre os celulares à venda estão apenas os lançados nesta quarta (12) — iPhone XS, iPhone XS Max e o iPhone XR —, o iPhone 8 e o iPhone 7. Sumiram da página o iPhone SE, o iPhone X e o iPhone 6S.
O iPhone SE, lançado em março de 2016, ganhou uma atualização no ano passado, e sua baixa deve ser a mais sentida. O aparelho só será vendido por parceiros enquanto tiver estoque.
Até então o celular mais barato da Apple - cerca de R$ 1,5 mil — o modelo era o considerado "smartphone de entrada" da empresa – agora, a opção mais barata será o iPhone 7, a cerca de R$ 2,8 mil.
O SE era o menor da linha em termos de tamanho do dispositivo e tela, opção que não existirá mais para quem prefere celulares pequenos — o menor será o iPhone 7 com 4,7 polegadas, muito semelhante ao iPhone XS com sua tela infinita de 5,8 polegadas.
Lançado no ano passado, o iPhone X não é mais citado na linha de aparelhos em lojas oficiais da Apple nem no evento desta quarta. Normalmente, os modelos demoram três anos até saírem de linha. A Apple afirmou que o celular também só será vendido em alguns canais de parceiros que tiverem estoque.
Por trás desse "desaparecimento" do iPhone X, especula-se que há uma estratégia da Apple para não atrapalhar as vendas dos novos produtos. Os iPhones XR, XS e XS Max têm design semelhante, com diferenças no tamanho da tela e nos equipamentos internos. Outro modelo descontinuado é o iPhone 6S — o que já era esperado ter sido lançado em 2015.