Agraciado com o Oscar em 2015 pelo filme A Teoria de Tudo, sobre a vida do físico Stephen Hawking, o ator Eddie Redmayne destacou a personalidade brincalhona do cientista, que morreu na terça-feira (13) em sua casa em Cambridge, no Reino Unido.
"Perdemos uma mente verdadeiramente bela, um estupendo cientista e o homem mais engraçado que já tive prazer em conhecer. Meu amor está com sua família extraordinária", disse, em comunicado.
Em sua conta no Twitter, o ator lembrou uma frase de Hawking sobre sua vida com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que o limitou a uma cadeira de rodas e, eventualmente, permitia que se comunicasse apenas por computador.
— Não importa quão difícil a vida pode parecer, há sempre algo que você possa fazer e ter sucesso. O que importa é que você não desista — afirmou o físico.
A morte provocou repercussão em várias partes do mundo. O conhecido astrofísico Neil deGrasse Tyson disse que a morte de Hawking deixou um "vácuo intelectual" - mas não um vazio. "Pense nele como um tipo de energia do vácuo, permeando o tecido do espaço-tempo, que desafia as formas de medição", escreveu.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, lamentou a morte de Hawking, a quem ela descreveu como "uma mente brilhante e extraordinária". Ela disse ainda que "seu legado não será esquecido".
"O professor Stephen Hawking era uma mente brilhante e extraordinária, um dos maiores cientistas de sua geração, sua bravura, seu humor e sua determinação em aproveitar a vida eram uma inspiração", escreveu no Twitter.