A morte do cientista Stephen Hawking, na terça-feira (13), em sua casa em Cambridge, a famosa cidade universitária inglesa, provocou repercussão em várias partes do mundo. O comunicado da morte foi feito por seus filhos Robert, Lucy e Tim, por nota.
"Ele foi um grande cientista e um extraordinário homem cujo trabalho e legado viverão por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo. Ele disse uma vez: ‘Não seria muito um universo se não fosse o lar das pessoas que você ama’. Nós vamos sentir falta dele para sempre", afirmaram.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, lamentou a morte de Hawking, a quem ele descreveu como "uma mente brilhante e extraordinária". Ela disse ainda que "seu legado não será esquecido".
"O professor Stephen Hawking era uma mente brilhante e extraordinária, um dos maiores cientistas de sua geração, sua bravura, seu humor e sua determinação em aproveitar a vida eram uma inspiração", escreveu no Twitter.
No perfil no Twitter a equipe da Nasa também deixou uma mensagem para o cientista.
“Lembrando Stephen Hawking, um renomado físico e embaixador da ciência. Suas teorias desbloquearam um universo de possibilidades que nós e o mundo estamos explorando. Pode continuar voando como Superman em microgravidade, como você disse aos astronautas no @Space Station em 2014”.
A Universidade de Cambridge, onde ele realizou boa parte de suas contribuições, enfatizou que o cientista era uma "inspiração para milhões" de pessoas e deixou o mundo um legado que não poderá ser apagado. Em um comunicado, Stephen Toope, vice-reitor da instituição, afirmou que Hawking era um "indivíduo único", que será lembrado não só pela universidade, mas em todo o mundo.
"Olhe para as estrelas e não para seus pés", escreveu a universidade, pelo Twitter, em referência à frase dita pelo cientista em 2012 durante a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres.
Olhemos para cima, em direção às estrelas, e não para baixo, para os nossos pés.
STEPHEN HAWKING
Cientista
— Vivemos em um universo governado por leis racionais, que podemos descobrir e entender. Olhemos para cima, em direção às estrelas, e não para baixo, para os nossos pés. Trate de dar sentido ao que vê. Sejam curiosos — afirmou durante a cerimônia.
O primeiro astronauta britânico a estar em uma estação espacial internacional, Tim Peake, também se manifestou pelo Twitter.
“Ele inspirou as gerações a olhar além do nosso planeta azul e expandir a nossa compreensão do universo. Sua personalidade e gentileza farão falta. Meus pensamentos estão com a família dele”, escreveu.