Ela já discursou na Organização das Nações Unidas (ONU), conversou com o comediante Jimmy Fallon no talk show norte-americano The Tonight Show e em outubro de 2017 recebeu cidadania saudita. O último passo, literalmente, de Sophia, robô da empresa chinesa Hanson Robotics, foi começar a andar.
Na última segunda-feira (8), na Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, Sophia ganhou pernas e andou pela primeira vez. Até então, a robô, considerada o melhor exemplar de interações pessoais da atualidade, movia-se com rodinhas.
Dotada de um rosto sintético inspirado na atriz Audrey Hepburn, de Bonequinha de Luxo, e na esposa de seu criador, David Hanson, Sophia foi ativada em 2015 e é capaz de pelo menos 62 expressões faciais e de pescoço. Além disso, ela possui uma tecnologia que possibilita deixá-la "mais inteligente" ao vivenciar experiências.
O cérebro de Sophia contém uma plataforma de pesquisa em inteligência artificial, um programa robô que recita frases pré-carregadas e um "Chatbot”, software que faz com que ela olhe para pessoas, ouça o que dizem e escolha uma resposta apropriada.
Além de Sophia, a CES tem como atrações na edição de 2018 outras novidades, tais quais Aibo, o cão robô, um Stormtrooper companheiro, de Star Wars, o simpático Buddy faz-tudo, e também o airbag para humanos, utensílio para ser utilizado fora dos carros.