Durante a pandemia, quando o trabalho e o estudo em formato online cresceram, outro número disparou: o de reclamações dos serviços prestados por provedores de internet. Só em 2020, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Porto Alegre registrou 306 queixas contra empresas desse ramo. A instabilidade da conexão, a diferença entre a velocidade de internet contratada e a que é efetivamente concedida e cobranças indevidas estão entre os principais pontos de reclamação dos consumidores. Por estarem ligadas a empresas de grande porte, as reclamações pelos serviços dos provedores costumam ser demoradas e rodeadas por uma burocracia que afasta ainda mais os consumidores.
Dentro desse mercado competitivo, buscar um atendimento mais personalizado e uma aproximação dos clientes é um diferencial que tem pesado entre os usuários na hora de escolher um provedor e muitas pessoas estão optando por empreendimentos locais para contratar esses serviços.
São muitas as vantagens de contar com um provedor gaúcho de internet fixa e telefonia móvel. Por serem empresas locais, há mais facilidade para compreender e resolver os problemas dos usuários. Em Canoas, a Webmax se destaca justamente pelo seu atendimento, sempre lembrado pelos clientes durante as avaliações de serviço.
Fundada há 14 anos atrás, em 2009, na cidade de São Leopoldo, a Webmax começou como muitas empresas de tecnologia: no fundo do quintal. A carteira de clientes, que começou só com um, logo foi crescendo e, agora, se destaca na região metropolitana de Porto Alegre. O início foi com internet via rádio, avançando para uma rede de fibra óptica e outros serviços que foram sendo incrementados nos pacotes.
A opção foi por atender regiões não contempladas com fibra – ou que não tivessem, ainda, um serviço de qualidade. Com o passar do tempo, os sócios perceberam que o consumo de informação e os hábitos de uso da internet mudaram rapidamente e era preciso se adaptar.
– Muita coisa mudou no mercado nesse tempo. Antigamente, a demanda era para redes, internet usada nos computadores com cabos, e hoje isso mudou completamente. O Wi-Fi é o que conecta todos os dispositivos de uma casa. Quando imaginamos que até as lâmpadas estariam conectadas na internet? Passamos por várias transformações e a Webmax soube se adaptar à realidade. Hoje, ter internet fixa e móvel juntas é nosso grande diferencial – conta Daniel Santos, diretor de tecnologia da empresa.
O chip da empresa tem cobertura nacional e os planos não perdem em nada para as operadoras tradicionais. Os planos incluem ligações ilimitadas em todo o território brasileiro, além de generosos pacotes de transferência de dados. Nas redes wi-fi domésticas e empresariais, os roteadores instalados são de alta potência utilizando tecnologia de ponta. Já a rede de fibra óptica atende a região metropolitana de Porto Alegre. Entre os clientes, milhares de residências e empresas de todos os tamanhos, inclusive multinacionais
– Somos competitivos, porque com uma única mensalidade, como por exemplo a que temos vigente hoje de R$149 mensais, o assinante tem internet fixa via fibra ótica com Wi-Fi Premium 5G e mais um chip de internet móvel com 8 GB de dados, com ligações e SMS sem limites. É só calcular. Se for contratar esses serviços separados, sai mais caro. Isso sem falar da parceria da Webmax com a empresa de renome internacional Paramount para disponibilizar filmes, séries, Libertadores, eventos esportivos ao vivo, TV e muito mais. Tudo isso através do aplicativo Paramount+, que está incluso neste plano – conta Leonardo Pedrozo, diretor comercial da empresa.
Ele se refere ao serviço oferecido em parceria com a plataforma Paramount+, que dá acesso a filmes e séries de primeira linha no mercado internacional. O streaming faz parte dos planos da Webmax – em quase todos, sem pagamento adicional. Já a TV tem mais de 90 canais abertos e aparece em todos os pacotes.