A casa verde, localizada na Rua Adolfo Jaeger, bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo, virou um ponto de visitação para moradores da cidade e da região. O cenário de devastação causado pelo ataque a tiros, que deixou ao menos quatro mortos e nove feridos, como as marcas de tiros na frente da residência e nas casas ao lado atraiu curiosos.
Na manhã desta quinta-feira (24), por diversas vezes, transeuntes passavam em frente à residência onde ocorreu o tiroteio, tiravam fotos e observavam os resquícios do confronto. Em determinado momento, um grupo de cerca de 10 pessoas se formou na calçada. Algumas vêm de outros bairros e cidades apenas para visitar o local. É o caso do autônomo Douglas Halber, 33 anos, que saiu do bairro Canudos para ir à região central da cidade.
— Eu passei agora de manhã (quinta-feira) para dar uma olhada, ver o estrago que foi feito no bairro. Parece uma cena de guerra, só por isso que eu vim ver pessoalmente. Porque por foto e vídeo não dá pra ter a real percepção — afirma.
Já a dona de casa Cláudia Tamara da Silva, 36 anos, foi fazer um exame próximo ao local e aproveitou para ver as marcas dos disparos.
— Eu fiquei curiosa pra ver a casa. Como ficou, porque a gente viu vídeos, mas não tinha a real noção de como estava. Eu acho que desde a noite de terça-feira, todos os olhos estão virados pra cá — conta.
Vizinhos contabilizam prejuízos
A família que vive na casa ao lado, também alvejada por disparos, contabiliza os danos causados pelo ataque. Além de perfurações na fachada da casa, os vidros e inclusive móveis da parte interna foram danificados. Uma bala chegou a atravessar a janela e atingir um guarda-roupa.
Mãe da moradora, Jussara Zimmer está ajudando a fazer a limpeza da casa, varrendo os estilhaços que estavam no chão da garagem. No entorno da residência, ainda é possível encontrar alguns projéteis das armas utilizadas durante o confronto entre o atirador, Edson Crippa, e a Brigada Militar.
— Muitos vidros quebraram, olha só. Prejuízo, medo, situação que estamos passando. Tudo é surpresa para nós.