Grupo suspeito de assassinar empresário em Sapiranga, no Vale do Sinos, em novembro do ano passado foi alvo de ação da Polícia Civil na quinta-feira (19). Dois homens foram presos preventivamente, um em Araricá e outro na cidade onde aconteceu o crime. Um terceiro, apontado como líder da organização criminosa, já se encontrava no sistema penitenciário e teve nova ordem de prisão decretada.
Segundo o titular da Delegacia de Polícia de Sapiranga, Clóvis Nei da Silva, foi constatado que houve um erro na execução da vítima. A pessoa que foi morta durante a empreitada criminosa não era o alvo inicial dos bandidos.
Com a execução, o grupo buscava tomar o negócio. O estabelecimento realizava a montagem e locação de máquinas de pegar ursos de pelúcia. De acordo com o delegado, alguns dos suspeitos obtiveram sucesso com a ação e estavam atuando no estabelecimento.
Na ação de quinta, além das prisões, a chamada Operação Garra de Urso também apreendeu sete máquinas de bichos de pelúcia, assim como telefones celulares.
O crime
Em 28 de novembro de 2023, por volta das 17h45min, o homem foi morto na Rua Walter Bruno Klein, no bairro São Luiz. Na ocasião, três pessoas foram presas em flagrante pela Brigada Militar. Armas também foram apreendidas.
Com o desenrolar da investigação, foi apurado que o mandante e outros dois envolvidos no homicídio ainda estavam livres. A polícia, então, passou a procurar pelos demais acusados.
O sócio, que era o alvo inicial dos suspeitos, foi ouvido no inquérito policial e colaborou com a investigação.
A operação foi executada pela Delegacia de Polícia de Sapiranga, com o apoio de delegacias de São Leopoldo, Estância Velha e Dois Irmãos.