A Polícia Civil de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, tenta esclarecer os motivos que levaram à morte de um adolescente e da mãe dele na saída de uma festa na área central do município, no fim de semana.
Maria Cristina dos Santos, 54 anos, e Cristian Alan dos Santos Carvalho, 17 anos, foram mortos a tiros ao amanhecer de domingo (22). O atirador escapou após disparar mais de 10 vezes contra as vítimas, no meio da rua.
Segundo o que foi apurado até o momento, Cristian Alan estava em uma festa na Rua Marechal Floriano, acompanhado de outros dois irmãos. Um dos familiares teria se envolvido numa briga, e eles acabaram sendo retirados para fora do local pelos seguranças.
Na sequência, Maria Cristina teria sido avisada por um dos filhos sobre o desentendimento e foi até o local para buscá-los. A polícia ainda não sabe se ela estava nas proximidades ou se saiu de casa para ir acudi-los. A família residiria no bairro Santa Vitória, na periferia de Santa Cruz do Sul.
— A mãe, apavorada com a situação, foi ao encontro deles. Eles ficaram ali, do outro lado da rua, chamando o transporte, que estava demorando. Nisso, a mãe chega — explica a delegada Ana Luísa Aita Pippi, da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz.
Cerca de cinco minutos após a chegada de Maria Cristina ao local, o homem com quem os irmãos tinham se desentendido se aproximou deles. A polícia ainda tenta entender como o atirador teve acesso à pistola usada para alvejar as vítimas.
O autor teria atravessado a rua, andado na direção onde estava a família e disparado repetidas vezes. Estima-se, pelo número de estojos recolhidos, que cerca de 10 tiros tenham sido efetuados.
— Esse tempo que eles ficaram esperando, deu tempo de o autor se armar. Ele não estava armado dentro da festa. A mãe se atirou na frente para salvar o filho. Ela não era o alvo, certamente. Se atirou para tentar defender o filho. Foram vários tiros — afirma a delegada.
Outras pessoas teriam ficado feridas de raspão pelos disparos — a polícia ainda deve ouvir os familiares das vítimas e testemunhas do crime para buscar mais detalhes sobre a dinâmica do crime.
Desentendimento anterior
A polícia apurou que cerca de um mês antes houve um desentendimento anterior entre os irmãos e o homem com quem teriam brigado na festa deste fim de semana. O motivo do conflito entre eles ainda é investigado, assim como o que causou a nova briga nesse domingo.
— Eles se encontraram casualmente dentro da festa, e, após se enfrentaram, os seguranças colocaram para fora. Com o fim da festa, quando estava tudo fechado, ocorre a execução — diz a delegada.
A casa de festas Start Club emitiu nota sobre o ocorrido em que lamenta os fatos e afirma que o episódio não aconteceu dentro das dependências do estabelecimento. A polícia coletou imagens de câmeras de segurança ainda no fim de semana e apura se houve participação de mais pessoas no crime. Até o momento, ninguém foi preso.
Despedida
Além de Cristian Alan, Maria Cristina era mãe de outros três filhos. O velório dos dois foi realizado ainda no domingo na capela da Funerária Halmenschlager, junto ao cemitério Ecumênico da Paz Eterna. O sepultamento foi realizado na manhã desta segunda-feira, às 10h, no Cemitério Parque Guarda de Deus, em Santa Cruz do Sul.
Confira a nota da casa de festas na íntegra:
“A START Club vem a público, primeiramente, para expressar suas condolências aos familiares e amigos das vítimas dos atos de violência que ocorreram na manhã deste domingo, na esquina das ruas Marechal Floriano e Tiradentes, nas proximidades da nossa casa.
É importante esclarecer que esse episódio “não ocorreu nas dependências da START Club”, já que o evento foi encerrado às 04h30 e o fato na rua próxima aconteceu mais tarde, em torno das 5h.
A START Club manifesta seu repúdio à violência, atos discriminatórios e a qualquer atitude que invada os direitos e desrespeite as pessoas.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os frequentadores e colaboradores, ressaltando que sempre adotamos medidas necessárias para garantir um ambiente seguro e acolhedor.
Esperamos que os responsáveis por esses atos sejam devidamente identificados e punidos.
Atenciosamente, Administração START Club”.