Após três anos e meio dedicados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) como cão de faro, o pastor-belga Baruk se aposentou na última semana. O animal, de seis anos, participou de grandes apreensões de drogas no Rio Grande do Sul ao longo de sua atuação e agora desfruta do merecido descanso enquanto se recupera de um tumor.
Incorporado ao Grupo de Operações com Cães (GOC) do Estado em janeiro de 2021, quando tinha dois anos e meio, Baruk foi adquirido por policiais rodoviários federais e doado à corporação durante a formação do GOC/RS, em Porto Alegre. Com sua aposentadoria, o grupo passa a contar com cinco cães em atividade.
Segundo a agente Rafaela Cruz, que foi a última condutora de Baruk, apesar do cão ter uma personalidade forte, ele adora trabalhar e é brincalhão.
— Ele não dá muita intimidade para desconhecidos, mas com chegados é supercarente, quer carinho o tempo todo — descreve Rafaela, que trabalhou diretamente com o animal durante dois anos.
Determinado em buscas por drogas, armas e munições, Baruk participou de dezenas de operações que resultaram na apreensão de entorpecentes, incluindo maconha, cocaína, skunk e crack.
Em uma ocasião, relembra André Espíndula, chefe do canil da PRF e primeiro condutor de Baruk, o cão auxiliou na apreensão de 3,5 toneladas de maconha em São Leopoldo. O caso aconteceu em 2021. A droga estava escondida em fundos falsos de um caminhão que transportava porcos, numa tentativa de mascarar o cheiro do entorpecente e evitar detecção.
— Mesmo com o caminhão com muitos dejetos de porcos, Baruk detectou o cheiro e conseguimos confirmar a suspeita de drogas — conta Espíndula, ressaltando que a operação resultou também na prisão do motorista.
Baruk está em tratamento pós-cirúrgico depois da remoção de um mastocitoma, um tipo de tumor. Ele permanecerá no canil da PRF recebendo cuidados até a completa recuperação. Depois disso, será adotado pela agente Rafaela, que garantirá que sua aposentadoria seja repleta de carinho e brincadeiras, adequando-se à sua nova condição.
— Eu continuo dando toda a atenção para ele. Já levei ele para o meu apartamento algumas vezes. Na folga, vou ver ele, levo para passear. Eles são nossos parceiros — relata.
O cão farejador Baruk em números:
Ocorrências: 42
Apreensões:
- 4,2 toneladas de maconha
- 102 quilos de cocaína
- 140 quilos de pasta base de cocaína
- 51 quilos de skunk
- 10 quilos de crack
- 442 unidades de esctasy
- 938 gramas de haxixe
- sete munições
- duas armas