Um vereador e um secretário municipal são investigados por supostos desvios de doações às vítimas da enchente em Palmares do Sul, no Litoral Norte. O Ministério Público (MP) cumpriu, nesta terça-feira (4), quatro mandados de busca e apreensão para apurar o caso, em Palmares do Sul e Mostardas.
A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco), com apoio da Polícia Civil. Os investigados são suspeitos dos crimes de apropriação indébita, peculato e associação criminosa.
O MP não divulgou os nomes dos suspeitos, mas a reportagem apurou que, entre os alvos das buscas, estão o vereador Manoel Antunes Neto (PL) e o secretário de Administração do município, Rodrigo Machado Martins. Segundo o promotor Leonardo Rossi, na casa do secretário, nada foi localizado. Na residência do vereador, foram apreendidos donativos, alimentos e produtos de limpeza.
Conforme o MP, as cestas básicas e materiais de limpeza apreendidos seriam usados para fazer campanha eleitoral. A polícia investiga se os suspeitos se aproveitaram dos cargos que ocupam para desviar donativos e oferecê-los em troca de votos. Ninguém foi preso.
A operação também foi conduzida pelo coordenador do Gaeco no RS, promotor André Dal Molin, pelos promotores Leonardo Rossi, de Palmares do Sul, e Alcindo Bastos, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e pelo delegado Antônio Ractz.
Contrapontos
GZH tentou contato com o vereador Manoel Antunes Neto pelo celular, mas não obteve retorno. O mesmo ocorreu com o secretário. O espaço segue aberto para as manifestações de ambos.