A 1° Delegacia de Homicídios de Porto Alegre prendeu, no sábado (27), dois suspeitos do assassinato de um gari em Porto Alegre, no último dia 19. Um dos homens, de 20 anos, é apontado como executor dos disparos e foi preso na zona norte de Porto Alegre. O outro, de 29, seria o mandante do crime, ordenado de dentro da prisão, em Charqueadas, onde já está detido. Outros dois envolvidos no homicídio ainda são procurados.
A vítima, Derick Santos de Oliveira, 19 anos, trabalhava limpando ruas da zona norte de Porto Alegre quando foi abordada por três homens, que teriam pedido para que aparecesse em uma chamada de vídeo. Em seguida, os homens teriam levado o gari com eles. Uma hora depois, o corpo foi encontrado na Rua da Represa, na zona sul da Capital, a mais de 10 quilômetros distante de onde foi arrebatado. O cadáver tinha marcas de tiros.
A Polícia Civil diz que a vítima tinha passagens por tráfico de drogas e que o caso pode ter relação com isso. Segundo a investigação, a chamada de vídeo na qual o gari foi incitado a aparecer seria a autorização para execução.
— Acreditamos que ele tenha sido reconhecido por integrantes de uma facção rival, enquanto trabalhava. Familiares nos disseram que ele andava preocupado — afirma a delegada Clarissa Demartini.
A polícia só divulgou a prisão nesta segunda-feira (29) pois esperava encontrar a arma usada no crime durante o final de semana, o que ainda não aconteceu.
O gari era funcionário da Cootravipa. A cooperativa emitiu uma nota:
"A COOTRAVIPA manifesta profundo pesar pelo falecimento do sócio Derick Santos de Oliveira. Neste momento de dor e luto, expressamos nossas sinceras condolências à família e amigos do associado.
Derick estava prestes a completar 20 anos e fazia parte da cooperativa há apenas um mês, onde atuava no setor da Capina da Zona Norte. Ele deixa companheira e uma filha pequena.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e bem-estar de todos os membros da nossa cooperativa. Estamos à disposição das autoridades competentes para colaborar com as investigações e fornecer todo o apoio necessário à família enlutada."