Um homem foi preso em Pelotas, no sul do Estado, na tarde desta quinta-feira (25), após se passar por policial militar. Conforme a investigação, ele teria solicitado dinheiro a um empresário do município, sob o pretexto de que estaria buscando patrocínio para um suposto evento esportivo organizado pela Brigada Militar.
Segundo a delegada Walquiria Meder, o caso aconteceu no final de março. O homem — de 45 anos e que não teve o nome divulgado — teria se dirigido até a empresa da vítima e solicitado a colaboração do empresário, de 78 anos, no apoio ao suposto evento.
Após o pagamento, no valor de R$ 650, o homem teria entregue ao empresário um recibo com o logotipo da BM. Familiares do idoso desconfiaram da autenticidade do documento e fizeram contato com a corporação, constatando a fraude.
Ainda de acordo com a investigação, o homem já possui condenações e responde a outros processos.
— (Ele) já tem três condenações por estelionato e responde a diversos outros (delitos). Já tem histórico de crimes semelhantes, pedindo dinheiro para patrocínio de eventos esportivos relacionados ao futebol, e embolsando os valores — acrescenta a delegada.
Preso em casa, o investigado foi encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas. A diligência foi cumprida pela Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia Distrital de Pelotas.
Fique atento
— Orientamos que, em situações semelhantes, as pessoas procurem comprovar, através dos canais de comunicação oficiais das instituições, se o pedido de colaboração é autêntico — aconselha a delegada, com o intuito de evitar novas fraudes do tipo.
* Produção: Júlia Ozorio