A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), desarticulou nesta terça-feira (5) um quadrilha suspeita de cometer roubos de carga de cigarro em Porto Alegre e Região Metropolitana. Os criminosos teriam praticado ao menos 40 assaltos e causado um prejuízo de R$ 3 milhões. Os delitos são cometidos durante o transporte do produto, quando motoristas são abordados. O grupo é considerado o maior no ramo de roubo a carregamento de cigarro.
O crime ocorre durante a entrega do produto, quando motoristas fazem o transporte dos cigarros do depósito das empresas até os lojistas.
Os criminosos se aproximam do veículo da empresa e determinam que o motorista os acompanhe, dirigindo, até uma rua mais deserta, onde descarregam as caixas de cigarro para o carro da quadrilha.
Depois do transbordo da carga, os indivíduos ordenam que o motorista volte para o veículo da empresa, enquanto fogem. Segundo a polícia, em alguns casos, as vítimas ainda acabam sendo trancadas dentro dos furgões das empresas, para que os criminosos ganhem tempo de fuga.