O governo do Rio Grande do Sul nomeou, neste domingo (31), 468 novos servidores penitenciários da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado e oficializou o chamamento de 211 técnicos superiores penitenciários, 144 agentes penitenciários e 113 agentes penitenciários administrativos.
Antes de iniciarem suas respectivas funções, todos realizarão o curso de formação profissional, promovido pela Escola do Serviço Penitenciário.
Os novos agentes penitenciários e agentes penitenciários administrativos preenchem as vagas que foram abertas após promoções ocorridas em dezembro do ano passado. Já os técnicos penitenciários assumem vagas na classe A, nível inicial da carreira na Susepe. As vagas para técnicos contemplam nove especialidades: arquitetura, educação física, enfermagem, nutrição, engenharia civil, direito, psicologia e serviço social.
— São 468 novos servidores que, passando com aprovação pela nossa Escola de Serviço Penitenciário, assumirão suas funções e passarão a colaborar com o nosso sistema prisional e, por consequência, com todo o sistema de segurança pública do Estado — afirma o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana.
Conforme divulgado pelo governo do RS, em 2022, quando houve o concurso mais recente para ingresso na Susepe, foram nomeados 677 servidores. Com os novos 468 anunciados, o Estado tem um total de 1.145 servidores penitenciários nomeados nos últimos dois anos, sendo 357 deles técnicos superiores penitenciários, 597 agentes penitenciários e 191 agentes penitenciários administrativos.
— Esse chamamento vai ser importantíssimo tanto para reposição dos nossos servidores quanto para a iminente abertura das novas casas prisionais como o novo Presídio Central requalificado, os modos de segurança da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) e também a penitenciária de Charqueadas 2, aberta recentemente — destaca o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz.