Depois de seis meses de investigação, a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Canoas concluiu nesta quarta-feira (20) o inquérito sobre um homicídio que aconteceu na noite de 28 de setembro de 2023, no bairro Mathias Velho.
O corpo de um homem de 33 anos foi encontrado carbonizado dentro de um carro incendiado, na esquina da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Tupanciretã. A polícia descobriu que o veículo queimado era um Fiat Palio que havia sido furtado em março e estava com as placas adulteradas.
De acordo com o delegado Arthur Reguse, os assassinos e a vítima eram do mesmo grupo criminoso e tinham desavenças referentes à gerência do tráfico de drogas. Dois homens, já presos por outros crimes, foram apontados pela polícia como o mandante e o executor do assassinato.
O executor, de 37 anos, está preso por outro homicídio ocorrido também em 2023. Já o mandante do crime, uma liderança do grupo criminoso, tem 34 anos e já havia sido indiciado em quatro outros homicídios qualificados.
Após análises técnicas do Instituto Geral de Perícias (IGP), foi possível confirmar que o homem foi morto com um tiro. O carro e o corpo da vítima foram incendiados posteriormente, para tentar destruir provas e ocultar os restos mortais.
Investigação
Segundo o delegado Reguse, a investigação chegou aos autores a partir de imagens de câmeras de monitoramento, da participação da população com informações através do serviço de denúncias 0800-642-0121, bem como pelo cruzamento das informações obtidas por meio de perícias técnicas do IGP.
O Diretor do Departamento de Homicídios, Delegado Mario Souza, destaca que a Polícia Civil está atuando com força contra os assassinatos:
— Canoas fechou o ano passado com diminuição de 7% nos crimes violentos letais, e investigações qualificadas, como a ocorrida neste caso, são primordiais para diminuição dos crimes violentos, bem como para manter os executores e mandantes longe das ruas.
O Inquérito Policial foi remetido ao Poder Judiciário, onde ficará à disposição do Ministério Público.
* Produção: Camila Mendes