O Ministério Público Estadual (MPE-RS) denunciou à Justiça, nesta sexta-feira (23), um homem de 25 anos e uma mulher de 47 acusados de matar uma mulher para sequestrar o filho dela, em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. Vitória da Silva Saliba Rodrigues morreu estrangulada entre a noite de 28 e a madrugada de 29 de janeiro.
O casal vai responder pelos crimes de feminicídio qualificado, com emprego de asfixia, sequestro e tentativa de adulterar a certidão de nascimento do bebê.
Os acusados levaram o menino para casa, compraram roupas e mantimentos, e o apresentaram a familiares como "filho". Depois de atrair a vítima, o casal agrediu e estrangulou Vitória, que teve o corpo abandonado e parcialmente coberto com galhos em um local de pouca circulação.
De acordo com o MPE-RS, o homem fingiu que queria ter um relacionamento com a mãe do bebê e apresentou a esposa como sendo a mãe dele. Os dois tentaram registrar a criança em cartório, mas não conseguiram.
Na denúncia, a promotora Maristela Schneider ressalta que a dupla empregou "recurso que dificultou a defesa da vítima, qual seja, a dissimulação". Os acusados convidaram Vitória para jantar com familiares, junto com o bebê, sob o pretexto de conhecer os demais parentes do homem.
Na representação, a promotora também salienta a característica de "surpresa", já que os denunciados, em maior número, atacaram a vítima "sozinha e desarmada – de forma repentina –, o que lhe reduziu sensivelmente as possibilidades de reação ou fuga”.
Após a prisão da dupla, em 3 de fevereiro, a Polícia Civil informou que o bebê ficou aos cuidados dos avós maternos e do pai.