O suspeito de matar Brent G. Sikkema, dono de uma famosa galeria de arte em Nova York, foi preso nesta quinta-feira (18), em Minas Gerais. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Brent foi encontrado morto em um apartamento no Rio de Janeiro na segunda-feira (15), com ferimentos de arma branca.
Segundo informações da Polícia Civil do Rio, o homem foi localizado em um posto de gasolina entre as cidades de Uberaba e Uberlândia. Ainda conforme os policiais, Brent foi vítima de um latrocínio — roubo seguido de morte.
Depois do crime, o suspeito fugiu para São Paulo. Agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), com o apoio da PRF e da Polícia Civil de São Paulo, cumpriram um mandado de prisão temporária contra o homem.
Cronologia
Um vídeo captado pelas câmeras de segurança da residência do galerista Brent G. Sikkema no Rio de Janeiro, mostra o suspeito entrando e saindo da casa. As imagens foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (17) pelo jornal Hora 1, da Rede Globo.
14h20min — um veículo adentrou a região onde o galerista residia e estacionou a poucos metros da casa. O motorista logo decidiu deixar o local, segundo informações de uma empresa de vigilância;
14h26min — veículo retorna para estacionar em outro ponto da mesma rua;
14h54min — o carro se moveu alguns metros encontrando uma vaga ainda mais próxima da residência do galerista;
16h36min —Brent G. Sikkema foi visto atravessando a rua, vestindo camiseta, bermuda e chinelo, enquanto carregava uma sacola. Ele abriu a porta e entrou em casa;
22h42min — o motorista saiu pela primeira vez do carro. Ele caminha pelas ruas do Jardim Botânico e abaixa a cabeça ao perceber a presença de câmeras de segurança. Dez minutos depois, retornou ao carro;
3h43min — o suspeito atravessou a rua e entrou na casa de Síkkema, permanecendo por 14 minutos;
3h57min — deixou o local, retirou um par de luvas que usava e voltou para o carro.
Repercussão
O caso vem repercutindo na imprensa internacional. O New York Times destacou a fala de Yancey Richardson, galerista e amiga de Brent, que afirmou "estar chocada" com a morte e que o amigo estava pensando em se aposentar. Já o The Washington Post informou que Scott Briscoe, gerente da galeria Sikkema Jenkins & Co, não quis comentar além do comunicado oficial emitido pela instituição.
Vik Muniz, artista brasileiro e amigo pessoal de Brent, fez uma postagem em suas redes na terça (16).
Quem foi Brent Sikkema
Brent G. Sikkema era dono da famosa galeria de arte contemporânea Sikkema Jenkins & Co, em Nova York. Ele fundou a Sikkema Jenkins & Co. em 1991. À época, o local se chamava Wooster Gardens e ficava localizado na Wooster Street, no SoHo. Em 1999, a galeria migrou para a localização atual, na 530 West 22nd Street.
Ele começou a trabalhar com exposições artísticas em 1971, época em que atuou como Diretor de Exposições no Visual Studies Workshop, em Rochester. Em 1976, Brent abriu sua primeira galeria.
A Sikkema Jenkins & Co. não exibe apenas pinturas e se dedica também à exposição de fotos, esculturas e instalações. Dentre os nomes presentes na galeria, estão os renomados Vik Muniz, Arturo Herrera, Sheila Hicks e Jeffrey Gibson.