A Polícia Civil desarticulou, na manhã desta terça-feira (9), um esquema de falsificação de cigarros na cidade de Cristal, no sul do RS. Denúncias anônimas levaram as equipes até uma propriedade rural no interior do município onde funcionava uma fábrica clandestina.
O local era equipado com máquinas e contava com diversos insumos para a produção. Um homem foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo e posse irregular de arma de fogo. A identidade do suspeito não foi divulgada.
Segundo a investigação, toda a cadeia de produção industrial dos cigarros era realizada no local, desde corte dos filtros e do papel até a embalagem em maços e pacotes. Tudo ocorria sem a autorização dos órgãos sanitários. Os produtos eram colocados em caixas e identificados pela marca 51, que é comercializada no Brasil sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) acompanhou a operação das delegacias de Gravataí e Camaquã. Os peritos identificaram diversas máquinas em funcionamento. Os equipamentos foram apreendidos, assim como grande quantidade de cigarros. A investigação segue em busca dos envolvidos no esquema.