Imagens obtidas pela Polícia Civil mostram a fuga do homem suspeito de matar o técnico em enfermagem haitiano Jacques Thomas Laurent, em um assalto.
O crime ocorreu no centro de Viamão, por volta das 11h de sábado (2). Ao ser preso, o suspeito confessou que tentou roubar o celular de Laurent, que teria reagido. O haitiano foi baleado e chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Policiais da 1ª Delegacia de Viamão prenderam o suspeito horas depois.
— É uma barbárie. A pessoa vem de outro país recomeçar a vida, longe da família e amigos, estuda, se profissionaliza e é morta por causa de um celular em plena luz do dia. Trabalhamos incessantemente desde a hora do fato para cumprir nosso dever de dar uma resposta enérgica, com a investigação imediata e repressão qualificada ao cometimento de um crime tão grave — disse a delegada Jeiselaure de Souza.
Laurent tinha 39 anos e morava no Brasil desde 2016. Até a manhã deste domingo, a polícia ainda não havia conseguido localizar familiares ou conhecidos do haitiano, que portava documentos e foi identificado.
Depois de atirar, o suspeito, cujo nome não foi relevado pela polícia, fugiu correndo com a arma na mão, sendo flagrado por câmeras de segurança. Um motorista que percebeu a ação tentou seguir o homem, que reagiu fazendo um disparo contra o carro. Esta testemunha deve ser ouvida pela polícia na segunda-feira (4).
O suspeito, que não tem antecedentes, foi preso no bairro Valença, em Viamão. Segundo a polícia, as roupas que ele teria usado na ação foram encontradas dentro da máquina de lavar da casa. Ele foi autuado em flagrante por latrocínio.