Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil prenderam na noite de terça-feira (14), no bairro Jardim Leopoldina, na zona norte de Porto Alegre, o homem apontado como autor dos disparos que mataram Pablo Garcez Nogueira Nilsson, 39 anos.
O crime aconteceu no dia 16 de outubro, na saída da Cosmus Lounge Bar, no bairro Moinhos de Vento, na Capital. Segundo o delegado Mario Souza, diretor do DHPP, embora outras linhas não tenham sido definitivamente descartadas, a investigação trabalha com a hipótese de que o crime aconteceu em razão de uma briga na boate.
— A polícia vinha trabalhando na identificação do autor, a partir das imagens, desde a data do crime. Havia pendência de medidas cautelares. Quando obtivemos a autorização da Justiça, a prisão foi efetivada — pontua o delegado.
Segundo Souza, no momento da prisão o homem estava com uma pistola sem registro e foi autuado em flagrante pela posse da arma, que será remetida ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) para análise e comparação com os projéteis encontrados na cena do crime.
No registro do flagrante, o suspeito de 30 anos, que não teve a identidade divulgada, não quis se manifestar. O diretor do DHPP afirma que os investigadores vão avaliar a conduta do preso para solicitar a conversão da prisão temporária em preventiva.
— A vigência da temporária comporta tempo suficiente para que o preso se pronuncie e colabore com as investigações. Caso diligências se tornem necessárias, podemos solicitar ao Poder Judiciário a conversão da medida cautelar — define Souza.
Relembre
Era madrugada de domingo para segunda-feira, dia 16 de outubro, quando tiros precederam a queda de um homem na calçada da Rua 24 de Outubro, em frente a uma danceteria. A vítima e o suspeito haviam sido retirados da boate, por seguranças, após envolverem-se em briga, ainda no interior da casa noturna.
Conforme a polícia, diversos tiros foram disparados. Dois atingiram Pablo Nilsson. Os demais encontraram as paredes próximas à entrada da danceteria. Havia, entre os investigadores, a expectativa de que imagens de videomonitoramento pudessem auxiliar na elucidação do fato.
Esta possibilidade era alimentada pela grande presença de equipamentos para captura de imagens na região, tendo inclusive uma câmera da EPTC suspensa em ponto elevado no cruzamento da Rua Doutor Timóteo com a 24 de Outubro.
No dia seguinte ao crime, agentes do DHPP deram início ao garimpo de registros de imagem para análises. Foram dias de buscas, perícias e exames em conteúdos gravador por diversos equipamentos até que o conjunto das análises possibilitou a identificação do autor, desencadeando a captura do suspeito preso nesta terça-feira (14).
Posicionamento da boate
Em rede social, a Cosmus Lounge Bar publicou o seguinte posicionamento no dia seguinte ao fato:
"Em relação aos fatos ocorridos na noite de 15 de outubro de 2023 (domingo), em frente ao estabelecimento comercial 'Cosmus Lounge Bar Ltda.' informa o seguinte:
1. A administração do 'Cosmus Lounge Bar Ltda.' informa que foi acionada a Brigada Militar na noite de ontem (domingo) devido a um desentendimento entre clientes em frente ao estabelecimento comercial. A empresa informa, ainda, que está prestando todo o apoio aos envolvidos e que permanece à disposição das autoridades competentes para colaborar com a apuração dos fatos.
2. Cumpre salientar que o Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul executou os protocolos de segurança com o objetivo de atender a ocorrência e liberar a via pública, garantindo, dessa forma, a integridade de pessoas e veículos que passam pelo local.
3. A equipe da "Cosmus Lounge Bar Ltda." acredita que desentendimentos, brigas e qualquer tipo de comportamento agressivo não combinam com a diversão.
Cosmus Lounge Bar Ltda"