Um professor de filosofia foi preso na manhã desta terça-feira (10), no bairro Nonoai, zona sul de Porto Alegre, por armazenar pornografia infantil. A polícia suspeita que ele também divulgasse e até produzisse conteúdos do tipo. A investigação apurou que o homem, que atualmente está desempregado, mas atuou em escolas da Capital, mantinha um blog onde publicava contos eróticos.
Após uma denúncia anônima, a 1ª Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente, do Departamento Estadual de Proteção aos Grupos de Vulneráveis, começou a monitorar o blog no qual o professor usava um apelido, não divulgado. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do suspeito na manhã desta terça.
Conforme a delegada Camila Defaveri, a chamada Operação Magister (professor em latim) apreendeu um telefone e um computador. Nos equipamentos, teriam sido encontradas imagens e também trocas de conversas que confirmariam os crimes.
Todo o material foi encaminhado ao Instituto-Geral de Perícias (IGP).
— É um caso muito grave — diz a delegada.
O crime é inafiançável e o professor foi encaminhado ao Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), onde deve passar por audiência de custódia ainda nesta terça. Ele não tinha antecedentes criminais.