A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria, na Região Central, deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), a Operação Pacificação. Quatro homens foram presos preventivamente por tentativas de homicídio cometidas em agosto.
Segundo a polícia, os suspeitos atiraram contra casas no bairro Chácara das Flores para intimidar os moradores do local. Conforme a investigação, a motivação é a disputa por domínio de território para o tráfico de drogas.
— Eles estavam amedrontando os moradores aqui das proximidades. Temos ocorrências com vídeos bem documentados mostrando o modus operandi deles. É um pessoal que precisava ser retirado de circulação. Eles intimidavam os moradores com o objetivo de mandá-los embora, e com disparos de arma de fogo contra as residências, o que caracteriza a tentativa de homicídio — explica o delegado Marcelo Arigony, titular da Delegacia de Homicídios.
Os suspeitos têm 22, 23, 26 e 41 anos. Segundo a polícia, todos já possuem antecedentes e foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria. Os nomes dos presos não foram divulgados.
Além dos mandados de prisão preventiva, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas duas casas onde os quatro foram presos. Nos locais foram encontradas as roupas que os suspeitos usavam quando foram identificados em registros de câmeras de segurança atirando contra as casas.