A Polícia Civil de Viamão interditou uma clínica clandestina e resgatou 19 pessoas que eram mantidas em situação de cárcere após um dos internos conseguir arremessar um bilhete para a rua, com pedido de socorro. A ação ocorreu na quinta-feira (31), no bairro Tarumã, em Viamão.
No recado, que foi envolto em uma pedra, um dos pacientes escreveu: "Socorro, chama a polícia e a vigilância sanitária, por favor. Estamos presos, com fome".
O bilhete foi encontrado por uma pessoa que passava pelo local e denunciou o caso à Polícia Civil. Foram presas três pessoas na ação de interdição. Dois seriam proprietários da unidade, que receberia dependentes químicos, e o terceiro seria um segurança.
Aos policiais, alguns dos resgatados contaram que foram internados contra a vontade e que ficavam amarrados no local. Outros, que disseram ter ido à clínica voluntariamente, eram proibidos de deixar o local. Os seguranças se comunicariam por rádio e manteriam cães no pátio para evitar fugas.
A polícia apreendeu medicamentos sem prescrição médica no local e suspeita que os internos fossem dopados. A conduta é equiparada ao tráfico de drogas, o que motivou o flagrante. Eles também foram autuados por cárcere privado e associação para o tráfico.
Conforme a delegada Jeiselaure de Souza, os proprietários desse local eram responsáveis também por outra clínica, em Gravataí, já interditada pela prefeitura.
Os 19 resgatados estão sendo acolhidos pela prefeitura de Viamão.