Uma família proprietária de uma agropecuária de Estância Velha, no Vale do Sinos, viveu momentos de tensão durante uma tentativa de assalto na noite da última terça-feira (1º). Eles foram rendidos por criminosos na ação que terminou com um dos suspeitos baleados pela Brigada Militar. Outros dois suspeitos foram presos.
Tudo começou por volta de 19h. O proprietário do estabelecimento, de 36 anos, terminava de guardar os produtos expostos na área externa quando o assalto foi anunciado. Dois criminosos armados o renderam e levaram para dentro da agropecuária, onde já estavam a esposa, de 31, e a filha, de 6 anos.
Os criminosos pegaram o dinheiro do caixa e procuraram por mais valores dentro da loja. Eles também obrigaram a mulher a fazer uma transferência via Pix para uma conta indicada pelos bandidos. A ação durava cerca de oito minutos quando a Brigada Militar, avisada por um casal que passava em frente ao estabelecimento, chegou.
Neste momento, os dois criminosos tentaram localizar uma saída pelos fundos da loja, sem sucesso. Quando o proprietário disse que a única saída era a porta da frente, os criminosos renderam a família para usá-los como escudo humano.
Imagens de câmeras de segurança mostram um dos policiais armados com um fuzil do lado de fora. Um dos criminosos segurou o homem e apontou uma arma para a cabeça dele. O outro levou como reféns a esposa e a filha. Na saída, eles avistaram que outro comparsa, que aguardava em um carro ao lado da loja para a fuga, havia sido rendido por outra policial. Neste momento, eles decidem utilizar a viatura da Brigada Militar para a fuga. Toda a ação foi acompanhada de perto pelo policial.