A Polícia Civil está investigando a relação entre dois assaltos a joalherias em Porto Alegre em um período de um mês. Os casos ocorreram no dia 8 de julho e no último sábado (5) em dois diferentes shoppings da capital.
No roubo mais recente, o alvo foi uma joalheria no Shopping Total, no bairro Floresta. Segundo a Brigada Militar, dois assaltantes chegaram na loja anunciando o assalto e dizendo que estariam armados. A dupla fugiu levando cerca de 20 peças do mostruário, avaliadas em R$ 170 mil. O carro utilizado na fuga dos criminosos, um Peugeot 307, foi encontrado pela polícia no mesmo dia. Não foram localizadas ocorrências de furto ou roubo no veículo.
Já na ocorrência do mês passado, duas pessoas invadiram a joalheria Coliseu do Shopping Bourbon Wallig. Durante o assalto, um segurança foi rendido, e ambos conseguiram retirar jóias em dinheiro. O valor da mercadoria roubada ainda não foi informada
Em um primeiro momento, os dois casos estão sendo investigados separadamente. Pela semelhança dos dois episódios e o curto intervalo de tempo entre os dois, uma das principais frentes da investigação é identificar elementos que comprovem uma possível ligação.
O delegado João Paulo Abreu. da Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que coordena os dois inquéritos, prefere não entrar em detalhes sobre as apurações.
— Diversas diligências vem sendo realizadas pela Polícia Civil com o intuito de comprovar a autoria do fato e estabelecer a relação entre dois eventos ocorridos. Optamos por não divulgar novos fatos por enquanto por estratégia da investigação criminal — afirma o delegado.
Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas pelos policiais.