Dois policiais militares foram afastados do serviço após terem sido flagrados em um vídeo agredindo uma pessoa rendida e sentada no chão em Alvorada, na Região Metropolitana. Nas imagens, registradas pouco antes da 1h de segunda-feira (31), um PM atinge o homem com ao menos seis golpes com cassetete.
Em nota (leia a íntegra abaixo), a Brigada Militar informa que instaurou Inquérito Policial Militar para apurar o fato e afirma que não compactua com as atitudes. "Ressaltamos que a instituição prima pelo cumprimento do dever legal e a utilização da técnica correta", diz trecho do texto.
Segundo boletim da agência de inteligência do 24º Batalhão de Polícia Militar, ao qual a reportagem da RBS TV teve acesso, o homem é suspeito de tráfico de drogas e foi preso pela guarnição junto com uma mulher.
O vídeo da abordagem violenta chegou ao batalhão horas após o ocorrido. De acordo com o corregedor-geral da BM, Vladimir da Rosa, os dois policiais — que não tiveram os nomes divulgados — foram afastados imediatamente após a corporação ter ciência das imagens, e um inquérito policial militar foi aberto.
O prazo da investigação é de 40 dias, prorrogáveis por mais 20.
O que diz a Brigada Militar
A corporação se manifestou por meio de nota, assinada pelo comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, Márcio de Azevedo Gonçalves:
"A respeito do fato envolvendo Policiais Militares, que durante a abordagem de um casal de traficantes, teriam usado força excessiva, conforme imagens divulgadas, a Brigada Militar informa que já adotou as providências de Polícia Judiciária Militar com a instauração do devido Inquérito Policial Militar e o afastamento do Policial Militar até a conclusão da investigação.
Ressaltamos que a instituição prima pelo cumprimento do dever legal e a utilização da técnica correta, sendo que os Policiais Militares além da sua formação com as técnicas de abordagens também passam anualmente por qualificação continuada.
Por fim, a Brigada Militar não compactua com atitudes em que há violência policial".