A 1ª Delegacia de Polícia de Alvorada prendeu, nesta terça-feira (4), o terceiro membro de uma quadrilha especializada em roubar farmácias com foco em um medicamento usado para emagrecimento. Foram pelo menos dois roubos em Alvorada e um terceiro, na semana passada, em Porto Alegre. Os outros dois membros do grupo foram presos na segunda (3).
De acordo com o delegado Diego Traesel, os bandidos anunciavam o assalto e iam direto nos refrigeradores que armazenam as canetas de Ozempic, medicamento injetável para diabetes, mas usado off label (fora do que está prescrito na bula) também para emagrecimento. Cada unidade custa cerca de R$ 800. Eles não costumavam levar dinheiro ou outros itens, exceto em um crime, quando levaram câmeras de segurança para evitar a identificação.
No assalto mais recente, a vestimenta de um dos ladrões, preso em Alvorada, chamou a atenção dos agentes. Flagrado por câmera de segurança, o homem usava um roupão azul e boné vermelho.
— Quando a gente cumpriu mandado de prisão, encontramos na casa o mesmo roupão e o boné. Então chamou muita atenção. Parecia que ele tinha acordado e foi assaltar — destacou o delegado Traesel.
Além das roupas, que serão usadas como provas, os policiais apreenderam uma arma. Dois dos presos possuem diversos antecedentes criminais, como tráfico de drogas e homicídios.