Nos primeiros seis meses de 2023, Santa Maria registrou 30 assassinatos. O número é 21% menor do que os 38 homicídios registrados no mesmo período de 2022.
O mês mais violento de 2023 foi abril, com 11 assassinatos registrados. Neste mês, três duplos assassinatos ocorreram. O mês com menos casos foi junho, com um homicídio registrado.
Outro dado que chama atenção é o índice de elucidação dos casos investigados. Conforme o delegado Marcelo Arigony, as investigações de 28 dos 30 homicídios registrados no primeiro semestre de 2023 estão concluídas, com os inquéritos remetidos ao Poder Judiciário, ou com a autoria e motivação esclarecidas, restando apenas questões burocráticas, como resultados de perícias ou outras diligências de praxe para que os inquéritos sejam fechados. Isso representa 93,3% de esclarecimento dos assassinatos.
Para o delegado Arigony, a redução dos assassinatos e o alto índice de elucidação dentro do semestre são resultados de um trabalho conjunto das forças de segurança e da ação quase imediata da delegacia. Assim que ocorrem assassinatos ou tentativas de homicídio, uma equipe vai ao local e já inicia a investigação, com coleta de provas e depoimentos.
— Temos uma perspectiva bastante concreta de conseguir chegar a 100% de esclarecimento dos homicídios do primeiro semestre nos próximos dias. A meta é essa. Isso é um trabalho que vem sendo realizado de maneira bastante intensa pela Delegacia de Homicídios em parceria com a Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias e outros autores da persecução penal — avalia o delegado.
Ao longo desses seis meses, a Delegacia de Homicídios indiciou pelo menos 26 pessoas pelos assassinatos. Foram 24 prisões preventivas de suspeitos e duas internações provisórias de adolescentes envolvidos em homicídios.
Também foram cumpridos 119 mandados de busca e apreensão que resultaram em sete prisões em flagrante, a maioria por posse ilegal de arma de fogo ou por suspeita de tráfico de drogas, com apreensão de quantidade significativa narcóticos com os detidos. Pelo menos 10 mandados foram cumpridos em casas prisionais, contra investigados que já estavam presos.
Em 2022, foram 70 pessoas mortas de forma violenta no ano em Santa Maria, igualando o recorde para a cidade, de 2017. Em 2021, foram 58 homicídios ao todo.