Uma cabeça humana foi deixada em uma calçada na Avenida Moab Caldas, quase na esquina com o Beco Coqueiros, na Vila Cruzeiro, na zona sul de Porto Alegre, por volta das 15h30min desta sexta-feira (21).
A cabeça foi deixada na rua, que fica no bairro Santa Tereza, em frente ao ecoponto do DMLU, dentro de um saco plástico, segundo a Polícia Civil, que está no local, assim como a Brigada Militar e o Instituto Geral de Perícias (IGP) — que confirmou se tratar da cabeça de um homem.
O delegado Pablo Soares, plantonista da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, explica que ainda não foi confirmada a identidade da vítima, mas que apura uma possível relação desse crime com o confronto entre facções existente na região e que, inclusive, resultou em mortes nos últimos dias em bairros próximos:
— Não conseguimos ainda afirmar oficialmente esta ligação, mas não descartamos haver ligação, sim, porque essa área tem sido bem conflagrada por disputas territoriais, então, é uma linha que a gente busca confirmar.
Para chegar à identidade da vítima, Soares explica que, inicialmente, será feito um levantamento do banco de dados dos desaparecidos dos últimos dias e contatados familiares para eventual reconhecimento.
— Caso não seja possível fazer o reconhecimento por esse procedimento, nós buscaremos junto ao IGP uma comparação genética dos desaparecidos nos últimos dias — acrescenta.