A Polícia Civil prendeu um homem de 23 anos, na manhã desta quinta-feira (15), suspeito de participar de um esquema de telentrega de drogas nos vales do Sinos e do Caí. A prisão ocorreu no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Durante a tarde, um casal foi detido, suspeito de envolvimento no crime, em Estância Velha.
Segundo a polícia, o suspeito preso em Novo Hamburgo, que não teve o nome divulgado, seria responsável por um depósito e por encaminhar pedidos a outros oito criminosos que se passariam por motoristas de aplicativo para entregar maconha do Uruguai, haxixe e drogas sintéticas, bem como medicamentos controlados.
Um deles, a cetamina, que é um analgésico usado na fabricação da droga conhecida como Special K. De acordo com a investigação, mais de mil clientes nos vales do Sinos e do Caí recebiam as drogas. A ação criminosa seria comandada por um traficante preso em fevereiro do ano passado.
O titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, diz que está trabalhando para identificar os outros oito criminosos que se passam por motoristas com o objetivo de responsabilizá-los sobre o tráfico. Outro objetivo é inserir no mesmo inquérito, já instaurado, o responsável por comandar o esquema.
A prisão ocorreu após o recebimento de uma denúncia anônima feita na noite de quarta-feira (14) à Draco de São Leopoldo. Os agentes passaram a monitorar o local e realizaram a prisão nesta manhã.
O esquema de telentrega, segundo o delegado Martins Júnior, abastecia principalmente as cidades de Campo Bom, Novo Hamburgo, Estância Velha, São Leopoldo e São Sebastião do Caí. A investigação continua e denúncias como a que deu origem à prisão realizada nesta quinta-feira podem ser feitas pelo telefone 51 – 98585 6118.