A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (15) a prisão do pai e da mãe de uma adolescente de 15 anos em Viamão, na Região Metropolitana. As prisões ocorreram na quarta-feira (14), na residência da família.
De acordo com a investigação, a adolescente era abusada sexualmente pelo pai desde os sete anos, e a mãe seria conivente com o crime. Além disso, ainda segundo a polícia, a menina era ameaçada de ser expulsa de casa se contasse o que estaria ocorrendo e, em depoimento, afirmou que não revelava o fato com medo de que uma irmã pudesse passar pela mesma situação.
A titular da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) da cidade, delegada Marina Dillenburg, diz que a adolescente era tratada como uma empregada doméstica, tendo que limpar a casa e fazer comida para todos. Ela foi encaminhada para um abrigo.
O casal, detido em flagrante, teve a prisão convertida em preventiva durante audiência de custódia durante a tarde. O homem tem 51 anos e antecedente criminal pelo mesmo delito — segundo a delegada, a vítima anterior seria uma enteada dele, filha da atual companheira e irmã, por parte de mãe, da adolescente de 15 anos.
O homem vai responder por estupro de vulnerável e violência psicológica. A mãe, de 44 anos, vai responder por omissão.
Os outros quatro filhos do casal, todos menores de 18 anos, foram encaminhados para um abrigo e receberão atendimento psicológico. Nenhum dos envolvidos teve o nome divulgado, em respeito ao Estatuto de Criança e do Adolescente (ECA).
A delegada Marina afirma que a filha de 15 anos era tratada de forma desigual em relação aos demais irmãos, principalmente pela mãe, com quem teria relação conflituosa. A responsável pela investigação diz ainda que a pressão psicológica sobre a menina era exercida, principalmente, por meio de ameaças de expulsão.
A ação policial foi realizada em conjunto com o Conselho Tutelar de Viamão. A Deam ainda apura se os outros filhos eram vítima de abuso.