Cerca de 1,2 tonelada de maconha foi apreendida na noite de sexta-feira (23) em Lajeado, no Vale do Taquari. O material estava armazenado em uma fábrica abandonada no bairro Nações, próximo à divisa com o município de Cruzeiro do Sul.
A droga foi encontrada pela Brigada Militar após uma informação repassada por policiais militares de Três Passos, que haviam realizado uma prisão recentemente e obtiveram pistas sobre um possível depósito. A fábrica funcionava como um curtume.
Ao chegarem no local, brigadianos viram dois homens fugindo em direção a um matagal. Eles não foram localizados. A droga, distribuída entre 68 fardos, foi apreendida e levada para a delegacia de Lajeado.
Parte "mais potente" é apreendida na Região Noroeste
No mesmo dia, um homem de 31 anos foi preso em flagrante na BR-468, em Tiradentes do Sul, após abordagem policial. De acordo com a Brigada Militar, ele carregava 34,2 quilos de "flor de maconha", também chamada de "maconha camarão", em um Ônix.
O produto consiste em uma parte com maior potencial entorpecente da planta e de alto valor agregado. A polícia não divulgou para onde a maconha seria levada.
As apreensões de Lajeado e de Tiradentes do Sul fazem parte da Operação Hórus.