Um homem de 39 anos, apontado como líder de uma facção criminosa que atua no tráfico de drogas na zona sul de Porto Alegre, foi preso nesta quarta-feira (10) em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Ele seria responsável por ordenar a execução de membros de grupos rivais e acompanhar por chamadas de vídeo.
— Ele escolhia os executores, que iam até o local e realizavam uma videochamada com o mandante. Ele confirmava os alvos e assistia a ação — explica o delegado Marcus Viafore, da 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (4ª DPHPP).
O primeiro caso que chegou à Polícia Civil ocorreu em março de 2022, quando o suspeito teria ordenado e acompanhado a execução de dois integrantes de um grupo rival. No entanto, um dos alvos sobreviveu à tentativa de homicídio.
— A ideia era tomar um ponta de venda de drogas. Os nove homens envolvidos no crime já foram presos — revela.
Conforme Viafore, a transmissão ao vivo das execuções era comum no grupo criminoso. A polícia investiga outros casos e se o suspeito estava em Porto Alegre quando ordenou as execuções.
— Não sabemos ao certo se ele estava em Capão da Canoa no dia do crime, mas ele estava no comando — diz Viafore.
Foragido desde março do ano passado por participação no crime, o suspeito acumula antecedentes criminais por tráfico de drogas, lesão corporal e porte ilegal de arma de fogo. Agora, ele foi preso por homicídio e tentativa de homicídio.
*Produção: Lucas de Oliveira