Um homem de 62 anos foi preso nesta quinta-feira (18) no município de Encantado, no Vale do Taquari, por estupro de vulnerável. Conforme a Polícia Civil, o pai de santo é suspeito de violentar duas meninas, de oito e de 11 anos, no município de Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo.
A Polícia Civil recebeu a denúncia por meio das mães das duas vítimas, que perceberam a mudança de comportamento das meninas. As duas costumavam ir ao centro de umbanda junto com a família e, de repente, deixaram de querer acompanhar as mães.
— Ele se prevaleceu da condição religiosa para abusar das duas meninas. Em um dos casos, o crime já vinha ocorrendo há algum tempo. As crianças estavam com medo da falar o que estava acontecendo — diz a delegada Lisandra Carvalho, responsável pelo caso.
Há cerca de um mês, um mandado de prisão foi emitido contra o homem. Ainda segundo a polícia, ao tomar conhecimento do fato, o pai de santo teria deixado a cidade. A investigação começou a realizar diligências na região do Vale do Taquari, onde o homem teria familiares.
Após a prisão, ele foi encaminhado para o Presídio Estadual de Encantado. A Polícia Civil investiga se mais crimes semelhantes podem ter sido sido praticados pelo homem e pede que, caso existam mais vítimas, que procurem a delegacia de polícia de Vera Cruz.
Investigação
A investigação começou no começo do ano. Na época, uma das crianças teria contado à mãe sobre os abusos que estaria sofrendo, o que teria incentivado a outra denúncia. O inquérito corre em segredo de Justiça e não foram divulgados detalhes dos casos, mas a polícia afirma que o homem usou da posição de líder religioso para cometer os abusos. Ele atendia as mães e as crianças em um templo na cidade de Vera Cruz, distante 95 quilômetros de onde foi preso.