A Polícia Civil investiga golpe que fez uma vítima em Canoas, na Região Metropolitana. Criminosos utilizaram cheque falso para pagar pelo caminhão que estava sendo vendido por um homem, de 46 anos, em fevereiro. Na última sexta-feira (28), mais de dois meses após o crime, o veículo foi encontrado em um ferro-velho de Lages, em Santa Catarina.
Segundo a polícia, o caminhão foi encontrado sem diversas peças, inclusive as quatro rodas. A polícia chegou até o local após a vítima reconhecer seu veículo em anúncios em uma ferramenta de vendas.
— A partir daí, descobrimos que o anunciante reside em Lages e realizamos diligências na cidade — explica Luciane Bertoletti, da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas.
Conforme a investigação, o homem que anunciou as peças na plataforma de vendas não seria o responsável por comprar o caminhão com o cheque falso. Ele afirmou aos policiais que adquiriu o veículo por R$ 18 mil e alegou não saber sobre o golpe.
Como foi o golpe
Os golpistas demonstraram interesse no veículo após a vítima fazer anúncio em um aplicativo de vendas. Após troca de mensagens por WhatsApp, os estelionatários foram até Canoas para buscar o caminhão. O suposto comprador do veículo usou um cheque falso, em nome de outra pessoa, para realizar o pagamento.
— O estelionatário disse que o cheque, no valor de R$ 22 mil, pertencia a empresa em que ele trabalhava. Ao tentar descontar, a vítima foi informada que a assinatura não conferia com a assinatura do titular — explica a delegada.
Luciane reforça que, em qualquer negociação, é importante conferir os dados dos envolvidos e deixar de lado a boa-fé.
*Produção: Lucas de Oliveira