Um homem de 43 anos foi preso nesta quinta-feira (18) em Dois Irmãos, no Vale do Sinos, suspeito de fingir ser policial civil para extorquir vítimas. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito já possui antecedentes por estelionato, falsa identidade e furto.
Conforme o delegado Felipe Borba, o homem foi detido após uma denúncia. Em depoimento à polícia, a vítima contou que o homem a prenderia caso ela não pagasse uma quantia em dinheiro. Ele simulava pertencer ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC).
A identidade do homem, que já tem histórico de se passar por policial, não foi divulgada. A prisão preventiva foi efetuada na residência do suspeito, onde foram encontrados cartões bancários, camisetas da polícia de Nova Iorque e celulares com perfis falsos do DENARC.
— Em outras cidades, soubemos que ele se dizia policial civil de Dois Irmãos e, depois de fazer uma análise do conteúdo dos celulares apreendidos, verificamos que ele utilizava vários perfis denominados “DENARC” e mantinha conversas com possíveis vítimas — explica o delegado.
Além do homem, a polícia também investiga a participação de ao menos uma mulher que teria se passado por delegada em mensagens com a vítima de Dois Irmãos.
*Produção Luiza Schirmer