Dois jovens, de 20 e 21 anos, com extensa ficha criminal foram presos preventivamente na noite desta quinta-feira (4) em Santa Maria, na Região Central. Eles foram flagrados com uma pistola calibre nove milímetros e diversas munições em rua ao lado da rodoviária da cidade, no bairro Nossa Senhora da Medianeira.
Conforme investigação da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), os suspeitos saíram de uma cidade da Região Metropolitana para executar membros de uma facção rival em Santa Maria. Disputas envolvendo o tráfico de drogas estariam por trás do planejamento das ações criminosas.
— Eles são naturais de Santa Maria, mas integram um grupo da Região Metropolitana. A criminalidade se move — conta o delegado Marcelo Arigony, titular da DPHPP da cidade.
A prisão foi efetuada pela Brigada Militar, que abordou os jovens em um veículo na Rua João Batista da Cruz Jobim, logo após o setor de inteligência da corporação identificar as características físicas dos suspeitos. Além da pistola, os policiais militares apreenderam R$ 750 em dinheiro e dois telefones.
Foragidos do sistema prisional, ambos acumulam antecedentes criminais por homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubo e latrocínio. Eles foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria.
Em atuação conjunta, a BM e a Polícia Civil têm reforçado o foco em ações preventivas para prevenir ações do crime organizado na cidade.
*Produção: Lucas de Oliveira