A Polícia Civil gaúcha indiciou 24 pessoas por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro do jogo do bicho e organização criminosa. Na sexta-feira (14), mandados de busca e apreensão foram cumpridos em um condomínio na Barra da Tijuca (RJ), quando foram apreendidas duas camionetes blindadas que pertencem aos investigados.
O Departamento de Investigações Criminais (Deic) não divulga o nome dos investigados. No entanto, o portal G1 apurou que entre eles estão a psicóloga Fernanda Nogueira, esposa do atacante Pedro, do Flamengo, que integrou a Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, e o pai dela, o empresário Vanderlei Gonçalves Nogueira. Segundo a investigação, pai e filha são gaúchos e operam o esquema do Rio Grande do Sul, mas moram no Rio de Janeiro. Eles são sócios de uma empresa de aluguel de imóveis com sede no RS usada para ocultar os bens. O atleta Pedro não é investigado.
- Entre as 24 pessoas, existem alguns com importância maior e menor dentro do esquema. No núcleo, todos foram indiciados por lavagem de dinheiro e organização criminosa - disse o delegado Filipe Bringhenti, da Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro do DEIC-RS
Bringhenti ainda explicou que a delegacia não investiga o jogo do bicho, mas sim a tentativa de ocultação de dinheiro ilícito. Dessa forma, o foco dos agentes é apreender bens para descapitalizar o grupo.
- O jogo era aqui (Rio Grande do Sul), a lavagem acontecia aqui, mas eles já estavam há alguns anos no Rio de Janeiro - completou.
Esta não é a primeira vez que Nogueira é alvo do Departamento de Investigações Criminais. Em dezembro de 2020, a mesma delegacia apontou o empresário como líder de um esquema de agenciamento de jogadores e atores no Rio de Janeiro para lavar dinheiro. Em 2012 ele já era apontado pelo Ministério Público Estadual RS por envolvimento em jogos de azar.
GZH tenta contato com os advogados dos citados.