A Polícia Civil formou 26 novos delegados na noite de quarta-feira (19), em solenidade realizada no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
A 50ª turma de formandos é composta por 20 homens e seis mulheres, que concluíram o curso pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). No próximo dia 25, na Fiergs, será realizada a formatura de 246 agentes de polícia.
Aprovados no concurso realizado em 2018, os novos delegados fizeram o curso presencial entre 24 de outubro de 2022 e 18 de abril de 2023. Na matriz curricular, com 875 horas-aula, disciplinas que tratavam de temas como: investigação, inteligência, novas tecnologias aplicadas no combate ao crime e gestão pública. Na parte prática, os profissionais aprenderam técnicas de operações policiais, tiro e noções de atendimento pré-hospitalar.
A Secretaria da Segurança Pública informou que sete dos novos delegados serão alocados na Capital, sendo que duas vagas serão destinadas para delegacias especializadas, como o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, por exemplo, e três para a Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância. Outros três delegados serão designados para a Região Metropolitana e os outros 16 irão atuar no Departamento de Polícia do Interior.
O governador Eduardo Leite destacou os esforços realizados para fortalecer a segurança do Estado.
— Nós conseguimos, graças às reformas realizadas, sair de 445 delegados, em 2018, para 515 delegados em 2023. Isso representa 16% a mais em relação ao efetivo que tínhamos há quatro anos — afirmou.
Leite ainda falou sobre outros investimentos na área da segurança pública.
— Também tivemos a maior renovação da frota de viaturas da história recente do Rio Grande do Sul. Continuaremos trabalhando para conferir à Polícia Civil, uma instituição de grande respeitabilidade e credibilidade, as condições necessárias para que todos os delegados avancem ainda mais no cumprimento da missão a eles conferida — acrescentou o govenador.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, também ressaltou a importância dos novos delegados.
— Estamos empenhados na melhoria da segurança pública e no combate à criminalidade. A Polícia Civil gaúcha vem realizando um grande trabalho e agora recebe este importante reforço: a chegada dos novos delegados, que irá fortalecer ainda mais as ações na região metropolitana e no interior do Estado — afirmou.
O chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, que também foi escolhido como paraninfo da turma, mencionou a importância do ingresso dos novos delegados para o atendimento ao cidadão.
— A sinergia na Polícia Civil também trará maior celeridade e velocidade para a resolução das demandas criminais, impactando positivamente a vida da população — complementou.