Duas pessoas foram presas preventivamente pela Polícia Civil, na segunda-feira (10), por suspeita de envolvimento no latrocínio (roubo com morte) do empresário aposentado Darci Zandonotto, 68 anos, no início do mês, em Encantado, no Vale do Taquari. Entre os detidos está a namorada da vítima, de 29 anos.
Na madrugada do último dia 3, dois homens encapuzados invadiram a casa da vítima pedindo por um cofre. Segundo a polícia, os criminosos acabaram matando o empresário após reação. Em seguida, teriam fugido levando o cofre com dinheiro e algumas joias.
A namorada do empresário, que não teve o nome divulgado pela polícia, estava na residência no dia do crime. A polícia apurou que ela seria a responsável por arquitetar o roubo, junto aos outros dois homens.
A investigação apontou que ela tinha conhecimento de que a vítima guardava quantia em dinheiro dentro de casa e, no dia do crime, teria deixado a porta dos fundos da residência aberta para a entrada dos criminosos. A dupla armada e encapuzada rendeu o casal e pediu pelo cofre. Como o empresário reagiu, acabou baleado. A mulher não se feriu.
No decorrer das investigações, a polícia identificou que a mulher e um dos autores do roubo, um homem de 35 anos que também foi preso, já tinham se relacionado. Ele teria chamado um comparsa para participar da ação — esse terceiro suspeito ainda está sendo procurado.
Conforme o delegado de Encantado, Alex Edmundo Assmann, a mulher presa e o empresário estavam se relacionando havia quatro meses. Em depoimento, ela negou a participação no crime.
— A gente identificou os dois executores do crime e, no decorrer da investigação, surgiu um relacionamento antigo de um deles com a namorada e a participação dela no crime — explicou o delegado.
Com os dois presos, a polícia recuperou R$ 33.640 e um revólver calibre 38, que suspeita-se que tenha sido usada no crime. O cofre, com parte do dinheiro e das joias, foi encontrado junto a um matagal em Tabaí. As investigações prosseguem.