Um homem de 50 anos, natural de Joinville, Santa Catarina, foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde de sábado (1ª), após abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-290, em Porto Alegre. Ele transportava cerca de 140 quilos de pasta base para a produção de cocaína em dois compartimentos falsos de uma carreta.
O flagrante aconteceu durante uma operação cotidiana de fiscalização e combate ao crime, quando os policiais rodoviários deram ordem de parada para um caminhão Mercedes Benz, com placas de Foz do Iguaçu, Paraná. Apesar da carreta estar vazia, os cães farejadores Baruk e Simo indicaram a presença de materiais ilícitos em dois pontos do veículo, o que chamou a atenção da equipe durante a revista.
Após a indicação dos cães, em uma vistoria mais minuciosa, os policiais encontraram um fundo falso na parte frontal da carreta, onde estavam diversos tijolos da droga. O outro local indicado pelos cães era no assoalho do veículo, que precisou ser serrado.
Uma equipe da concessionária que administra a BR-290 em Porto Alegre prestou apoio à PRF e utilizou serras elétricas para chegar ao ponto indicado pelos cães. No local, mais tijolos da droga foram encontrados.
Conforme a PRF, a apreensão deve causar um prejuízo de, aproximadamente, R$ 16 milhões ao crime organizado. Sem antecedentes criminais, o condutor não quis revelar a origem e o destino dos entorpecentes, mantendo-se calado durante interrogatório dos agentes.
*Produção: Lucas de Oliveira