O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da Brigada Militar informou, nesta quinta-feira (27), que estão sendo intensificadas as operações de prevenção e combate à criminalidade em Canoas. As ações decorrem da elevação de indicadores criminais, as quais apontam alta de 80% nas mortes violentas no município no primeiro trimestre deste ano com relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados que demonstram o avanço das ocorrências nos primeiros meses de 2023 foram divulgados pelo Observatório de Segurança Pública mantido pela prefeitura de Canoas. Conforme o comandante do CPM, coronel Márcio de Azevedo Gonçalves, os dados já vinham sendo monitorados pelas forças estaduais de segurança.
— Desde o último trimestre de 2022 havia uma tendência de elevação nas ocorrências e a Brigada Militar passava, a partir daquele momento, a empregar uma série de estratégias para conter e enfrentar esta progressão — relata.
Segundo o coronel, foram ampliadas rondas e patrulhamentos, inspeções de segurança com barreiras de trânsito e revistas por amostragem em ambientes de grande circulação de pessoas, principalmente em locais considerados "pontos quentes" na cidade.
— Temos um eixo bastante ativo, compreendendo os bairros Guajuviras e Mathias Velho. As ações tiveram emprego massivo de contingente do 15º BPM, dos batalhões de Choque e de Operações Especiais, com apoio aéreo de helicóptero para cercar movimentações suspeitas — revela.
O comandante do CPM destaca uma operação, envolvendo prisão de dois homens e apreensão de um adolescente, que, segundo o serviço de inteligência da corporação, preparavam-se para um ataque armado contra rivais na disputa por território para venda de drogas, sob o comando de lideranças de facções criminais.. Nesta semana, a Justiça efetivou a conversão das detenções em prisões preventivas e internação cautelar para efeitos de investigação.
— Eles tinham três armas e grande quantidade de munição. Acreditamos que empreenderiam ataque contra rivais sob ordem de lideranças criminosas. Com essa ação exitosa e outras atividades que prosseguem, temos a expectativa de que haverá uma recuperação da linha decrescente no indicador de crimes —pontua.
Gonçalves comenta que os dados parciais apurados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado indicam que abril poderá encerrar-se com registro de dois homicídios em Canoas. Março teve 10 fatos e fevereiro havia registrado 15 homicídios registrados.