A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (27), operação contra um grupo criminoso apontado como responsável por extorsões violentas em Canoas, na Região Metropolitana. Os suspeitos seriam agiotas que emprestariam, a juros, dinheiro de uma facção criminosa.
As vítimas das extorsões eram comerciantes e moradores com profissões diversas, todos do bairro Mathias Velho. Os agentes cumpriram 16 mandados judiciais, sendo 14 em Canoas e dois no sistema prisional — no Presídio Central e na Penitenciária de Montenegro.
Leia a reportagem:
A investigação aponta que as cobranças eram feitas de forma abusiva e mediante ameaças. Em alguns casos, eram cobradas dívidas já quitadas e até inexistentes.
Conforme o titular da 1ª Delegacia de Canoas, delegado Marco Guns, responsável pela investigação, os criminosos provocavam constrangimentos às vítimas, gravavam mensagens contendo graves ameaças, depredavam patrimônio, disparavam armas de fogo contra residências e comércios, entre outras ações. A polícia ainda apura se houve alguma execução relacionada a este esquema.