A Polícia Civil cumpre seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nesta quarta-feira (29), em operação contra um grupo suspeito de roubo, receptação e adulteração de veículos, principalmente na zona norte de Porto Alegre. Até por volta das 10h, três investigados tinham sido presos. Os nomes não foram divulgados.
Segundo o delegado Eibert Moreira Neto, diretor da Divisão de Investigação Criminal do Deic, os capturados tiveram a prisão preventiva decretada e devem responder por roubo de veículos, crime com pena de reclusão entre quatro e 10 anos. O inquérito policial já está em fase de conclusão.
Investigações iniciadas ainda em 2022 indicam que os veículos roubados eram revendidos ou utilizados no cometimento de outros crimes, como homicídios e tráfico de drogas. Os identificados são suspeitos de cometerem os roubos e também de receptarem os veículos. Suspeitos são procurados em Porto Alegre, Canoas, Viamão, Alvorada, na Região Metropolitana, e Vacaria, na serra gaúcha.
A ação é uma resposta aos registros de roubos de carros e motos em Porto Alegre. Em 2022, dos 1.708 assaltos de veículos registrados na polícia, 1.192 (69,7%) ocorreram na Zona Norte.
— O problema da Zona Norte é histórico, tendo em vista a facilidade de escoamento para rodovias que se destinam a outros Estados, além dos limites fronteiriços com outros municípios da Região Metropolitana — afirmou Moreira.
O Deic oferece um telefone para denúncias anônimas de crimes: 0800 510 2828.