Um homem de 32 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (13), em São Leopoldo, no Vale do Sinos, após denúncias de maus-tratos a um cachorro sob sua tutela. Pelo menos três boletins de ocorrência foram registrados junto à Polícia Civil contra o homem, relatando a agressões ao animal.
Mediante os relatos, a Secretaria Municipal de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), em parceria com o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) e a Polícia Civil, deflagrou uma operação contra os maus-tratos no bairro Campina, onde o suspeito reside.
Conforme o secretário de Proteção Animal, Walter Leo Verbist, o animal tinha diversos ferimentos e uma pata quebrada. Em um vídeo que chegou ao conhecimento da Sempa, o cão aparece chorando durante a noite. Testemunhas relataram que ele era agredido com um pedaço de madeira.
O homem foi preso e levado à 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, que, em agosto do ano passado, inaugurou o 56º Cartório Amigos dos Animais do RS. O cão foi recolhido pela Sempa, onde receberá o tratamento necessário para sua recuperação.
Segundo o secretário, esta foi a oitava prisão por maus-tratos na cidade em 2023. Neste ano, já foram recolhidos 29 animais. Ele ressalta a importância da denúncia ao município e o registro do B.O.
— É muito importante que as pessoas façam a denúncia, e pedimos que sempre façam o boletim de ocorrência. Como temos esse cartório de defesa dos animais, facilita, porque o pessoal da 2ª DP nos acompanha nas operações. Fazemos sempre uma vistoria por semana em razão das denúncias, mas esta foi uma situação urgente — explica o secretário.
Como denunciar
- Casos de abandono e maus-tratos podem ser denunciados para a Sempa, com a apresentação do boletim de ocorrência, que pode ser feito junto à 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo ou no site Polícia Civil.
- A Sempa atende pelo telefone (51) 35929981, das 9h às 14h, e pelo WhatsApp para mensagem no (51) 997666152.
- As denúncias também podem ser encaminhadas à Guarda Civil da cidade ligando para o 153.