O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar e a Polícia Civil de Passo Fundo cumpriram um mandado de busca e apreensão, nesta sexta-feira (24), nas residências da família de um adolescente suspeito de matar uma onça-parda em Passo Fundo, no norte do Estado. Nenhuma pessoa foi detida durante a ação.
As buscas começaram após autorização da Justiça. Os policiais foram em duas residências, uma localizada no bairro Petrópolis, em Passo Fundo, em que o suspeito mora, e outra em uma propriedade rural no interior de Pulador, a 25 quilômetros de Passo Fundo, em que reside o avô do suspeito.
Em nota oficial, o Batalhão Ambiental informou que as investigações avançaram após o compartilhamento de fotos e vídeos nas redes sociais. No conteúdo, o adolescente "ostentava" o abate de uma onça-parda (Puma concolor) com armas de fogo.
Em Pulador, o avô foi notificado por manter pássaros silvestres em cativeiro. Na ação, os policiais apreenderam armadilhas artesanais (juquiá) usadas para a caça de animais e redes de pesca, além dos pássaros silvestres.
As equipes do Batalhão Ambiental seguirão com ações de fiscalização ambiental e investigação na região. A prática de crimes ambientais, como a caça ilegal, tem pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa.