Nesta terça-feira (27), o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3° BABM) fez diligências para encontrar uma suposta onça-parda que teria sido morta no interior de Passo Fundo, no norte do Estado. A busca ocorreu após a divulgação de um vídeo com 20 segundos de duração nas redes sociais. No material, caçadores dizem ter abatido uma onça no “Pulador”, região com o mesmo nome de um distrito de Passo Fundo.
A gravação foi feita à noite, com o animal morto iluminado por lanternas. É possível identificar a presença de ao menos quatro pessoas nas imagens.
— Vocês não acreditam, que nós, caçando, matamos uma onça. Isso é um alerta para os caçadores — diz o homem que grava o vídeo.
— É onça mesmo —completa outro.
O batalhão recebeu o vídeo na manhã desta terça e mobilizou policiais para a região do distrito do Pulador. Buscas foram feitas em um ponto próximo ao Rio da Várzea, e moradores foram consultados.
— Não localizamos o referido animal até o momento. Não podemos afirmar se realmente foi abatido e se o vídeo foi feito em Passo Fundo. O animal é semelhante (a uma onça-parda), mas não posso afirmar exatamente que seja só pelas imagens — diz Leandro da Cruz Góis, subcomandante do 3° BABM.
Segundo Góis, os trabalhos não têm prazo para terminar e seguirão conforme a apuração feita pelos PMs. Depois, se localizados novos elementos sobre o episódio, o fato será registrado na Polícia Civil, que será a responsável pela investigação do crime.
— Não é um animal comum na região, mas sabemos que existe em locais de mata. Quando aparece, chama atenção — completa o subcomandante.
Se a suspeita for confirmada, os responsáveis pela morte do animal serão investigados por crime contra a fauna, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.