A Brigada Militar desarticulou um imóvel que servia como ponto de depósito e produção de drogas no bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
Nesta segunda-feira (20), os policiais encontraram um fuzil calibre 30, um rifle calibre 22, um revólver calibre 32, além de 89 quilos de drogas e mais de 1,3 mil munições, de diversos calibres, no interior da casa. O responsável pela residência, um homem de 27 anos, foi preso na ação. Junto com ele havia um tiriba-de-testa-vermelha, espécie nativa de papagaio, que também foi apreendido.
A Sala de Operações da BM recebeu uma denúncia anônima sobre uma movimentação suspeita no local, informando que o ponto poderia ter ligação com o tráfico de drogas. Ao chegar no endereço, policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) encontraram o dono da residência, em frente ao imóvel, e o abordaram.
Ao entrar na casa, a equipe já constatou que o suspeito poderia ser enquadrado por crime ambiental, por manter a ave silvestre em cativeiro. Em busca nas demais peças do imóvel, os policiais encontraram 513 gramas de cocaína, 5,6 quilos de maconha do tipo skunk, 31,2 quilos de cafeína e 13 quilos de crack, além de armas, munições e de um colete balístico, levantando a suspeita sobre um depósito de drogas.
Mas, de acordo com a BM, a disposição de itens para a produção de cocaína, corrobora que o local, na verdade, era um laboratório de entorpecentes. Além de uma prensa hidráulica, para “formar tijolos”, 22 litros de acetona, 4,6 quilos de ácido bórico, 52,4 quilos de epinefrina, hormônio da adrenalina, e 2 litros de éter, todos utilizados na produção da droga, foram apreendidos.
O responsável pelo laboratório possui antecedentes criminais por tráfico de drogas e porte de arma.
Agora, a Polícia Civil irá investigar o caso para identificar os possíveis destinos das drogas apreendidas.